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Já diz a sabedoria popular: “Somos o que comemos”.

Os alimentos que ingerimos tem grande importância na nossa saúde e bem-estar. Uma dieta saudável e balanceada além de melhorar a imunidade e a disposição, reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

A variedade dos alimentos também é importante para abranger o fornecimento das diferentes vitaminas e minerais que necessitamos para a manutenção da saúde.

Para desenvolver um cardápio saudável, adequado aos seus hábitos alimentares e às suas necessidades, a melhor opção é procurar um nutricionista. Há no entanto, algumas orientações que podem melhorar a alimentação de qualquer pessoa:

• Procure fazer 5 refeições diárias. É preferível fazer cinco refeições mais leves do que apenas duas ou três mais volumosas: o seu organismo irá aproveitar melhor os alimentos e a sua glicemia (taxa de açúcar no sangue) vai se manter mais constante, sem sofrer altos e baixos.

• Procure ingerir pelo menos 5 porções de frutas ou verduras por dia. As frutas são ótimas opções para os lanches, e as verduras você pode ingerir sob a forma de saladas, ou refogadas, em sopas, como preferir.

• Beba no mínimo 8 copos de água por dia.

• Procure reduzir ao máximo as frituras e o excesso de sal.

• Procure ingerir alimentos ricos em cálcio, como queijos magros, leite desnatado e iogurte light.

• Inclua uma fonte de proteína todos os dias, mas procure não abusar da carne vermelha, que têm muita gordura. Você pode alternar o consumo da carne vermelha com o de peixes, aves e ovos. As carnes vermelhas menos gordas são o patinho e o contrafilé. Já os miúdos e vísceras são muito ricos em gordura saturada, evite-os. Para reduzir a gordura do frango é só tirar a pele.

• Evite os refrigerantes, mesmo os diet ou light. Prefira sucos naturais, ou água de coco.

• Evite os embutidos (presunto, mortadela, salame) e os enlatados, pois são ricos em sódio (sal).